domingo, 15 de abril de 2007

Mudan'ca, F'erias de p'ascoa

Rapidamente, algumas 'ultimas not'icias.

Essa 'ultima semana foi uma semana de f'erias, por conta da P'ascoa.Todos os alunos estrangeiros se mudaram pros novos quartos, maiores. Agora estamos realmente bem instalados, e eu ainda conto com a geladeira que a S'ilvia me deixou enquanto ela vai fazer o est'agio dela fora.

Devo comprar um computador logo, talvez mesmo nessa pr'oxima semana, e com isso vou poder acessar a Internet com uma freq"u^encia maior, espero.

Essa semana 'e tamb'em a 'ultima semana do semestre de acolhimento, e ent~ao o tem'ivel tronco comum vai come'car logo, em pouco mais de uma semana. Os brasileiros daqui dizem ser o per'iodo mais dif'icil, pela falta de costume com o m'etodo e tamb'em pelas mat'erias. Os franceses n~ao sentem isso.

Descobri a Cinemateca francesa em Paris, que tem pelo menos 4 sess~oes diarias de filmes, todos diferentes, e muitos muito legais. Fui a um piquenique de P'ascoa, num parque entre Paris e Palaiseau, muito bonito e grande, cercado por um bosque. Foi organizado pelos brasileiros daqui, da Promo'c~ao 2005. S'abado, ontem, teve um churrasco na beira do lago da X, organizado por eles tamb'em. Tinha cerveja gelada e carne de vaca, o que significa que foi mesmo um churrasco, com direito a ax'e e tudo o mais.

Terminei de ler o meu primeiro livro em franc^es!, Le Petit Prince (n~ao vou traduzir, espero que seja evidente). Ali'as, meu vocabul'ario est'a bem melhor. Vou parar de falar do meu franc^es, ele come'ca a ficar bom.

Estou com um pouco de saudade de tudo, muita saudade dos meus pais e da minha irm~a, pr'a quem s'o vou poder ligar amanh~a porque meu telefone est'a ainda bloqueado. Esta semana sonhei com a casa em que eu morei dos 4 aos 16 anos. Sonhei tamb'em com qualquer coisa relacionada com a minha fam'ilia.

6 comentários:

Penalva disse...

Que nada , os franceses sentirão mais dificuldades que vc com certeza !

Raulzito , sei que a saudade de sua família deve ser incomensurável , mas por favor arrume um tempinho pra São Carlos tambem .

Saudades , de mim e de todos !

Carinhoso.

obs: mil desculpas por não ter enviado qualquer msg antes , em geral me sinto inseguro , não consigo por em palavras o que penso , então me dou o direito de não expor o que penso ... é ruim mas é a vida ! haha , grande abraço .

Penalva disse...

Há ! , nem tinha lido o seu penúltimo tópico quando mandei o comentário passado ... que coincidência...

Esses Binets , mto interessante , eu já havia visto algo bem semelhante , no japão , os desenhos japoneses mostram bem, essa questão da importância da vida cultural , fora da universidade . Lá tem diversos clubes , de variadas coisas , assim como vc descreveu .É uma das coisas que eu sempre pensei faltar aqui , uma vida cultural fora universidade , talvez isso possa melhorar a visão do pessoal por aqui ...

Veremos um Raul fortinho então quando estiver de volta ?!

Por favor , não pare de escrever!!!

Um grande abraço , Carinhoso.

Penalva disse...

Hoje finalmente li o seu ultimo texto de Villeneuve .

Achei interessantíssimo as tuas descobertas , tanto com relação aos seus sentimentos como com tua capacidade de comunicação. Creio eu que essas descobertas , elas refletem tua capacidade de enxergar o novo e interpretar , agora me parece que faz isso muito bem , com domínio da língua local torna - se mais fácil ver a forma de pensar francesa .

Me parece que , apesar das causas distintas , eu , você e o Caiça estamos sofrendo de um fenomeno
psicológico semelhante. Acontece que , pelo menos parece , me falta algo , algo que não parece ser trivial de ser alcançado em São Carlos. O que busco então é uma espécie de fuga , tenho viajado mais esse semestre , visitado amigos de diversas regiões do estado , tentando descobrir a raiz desse sentimento estranho. Você , sabendo razoavelmente bem o francês , deve estar lidando bem com a nova forma de expressar teus sentimentos.

Fico curioso se , sabendo bem outra língua , você vai interpretar as discussões em português da mesma maneira . Não sei com que periodicidade você se comunica em português , mas pelo que vejo no blog , ainda tem bastante contato com a língua pátria .

Carinhoso.

Unknown disse...

Oi Raulzinho!!Lembro bem da sua casa antiga, mtos aniversarios lah! Vc tem aquela bicicleta ainda? bjoss

Kívia Costa disse...

E fico aqui pensando como vai ser a minha primeira semana na cidade definitiva - e tb provisória. Coincidencia ou nao, na proxima semana, do outro lado da fronteira, devo passar por isso. A diferenca é que ainda nao tenho casa...
E como vai Paris?

Unknown disse...

raulzinho..dia 3 foi seu niver, Parabens e muitas felicidades nessa vida.. e eu lembrei... vc nasceu no dia que o cometa halley passou.. em 86, não foi isso q vc me contou uma vez???
Sinto saudades e tenho novidades... eu ja me formei e estou fazendo mestrado na USP.. quem disse que eu não ia estudar lá...
sinto tantas saudades da nossa epoca em adt...
bom, especo que possa mandar noticias... bjo grande
carolmarroni@yahoo.com.br