domingo, 11 de fevereiro de 2007

Fim-de-semana: Os castelos de Bonaguil e Biron!!!


OK, este foi o meu segundo final-se-semana em Villeneuve (o primeiro foram os meus primeiros 2 dias por aqui, dado que cheguei na Sexta à noite), e o primeiro em que eu pude falar francês e entender razoavelmente as conversas dos franceses, que quando falam ràpido tornam a compreensão um pouco complicada.

E, eu conheci 2 castelos que ficam no departamento em que eu estou, o Lot-et-Garonne! Uma região administrativa, qualquer uma das 22 que existem aqui, é dividida em alguns departamentos. Eu vivo na região administrativa de Aquitaine, cujo centro administrativo é Bordeaux, e ela é dividida em 4 ou 5 departamentos, um dos quais é o meu, Lot-et-Garonne. A França tem 95 departamentos dentro do seu territorio europeu.

O primeiro, no Sàbado, foi o castelo (château) de Bonaguil, que fica na cidade de Fumel. Ele é um château fort, ou um castelo feito para ser uma fortaleza militar, nos séculos XIV-XV. Eh, portanto, da Idade Média. Esse tipo de castelo não é muito comum por aqui, e por isso foi sorte ter um por perto. So hà um desses no meu departamento. A foto no inicio do texto é desse castelo.

Apos ele ter sido construido, ele passou por muitos donos. O nobre que o levantou, o fez para fins militares, mas esse castelo nunca enfrentou uma batalha. No século XVIII, uma nobre chamada Marguerite de Fumel o redecorou, e por isso ele tem um jardinzinho de onde as pessoas podem admirar a grandeza das torres frontais, fortes e altas, e os aposentos dos nobres também não conservam a cara do resto da construção; por dentro jà apresentam reboco nas paredes e chão de um piso liso, ao contràrio das paredes originais de pedra irregular. Esse aposentos ficam na parte mais alta que se vê na foto, o "keep".

Originalmente, o mais alto do castelo não era o "keep", mas sim a torre frontal, a mais larga, à esquerda. Ela representava o poderio da familia de nobres que habitava o castelo. Durante a Revolução Francesa, porém, esse simbolo de poder foi demolido. A torre teve sua altura reduzida quase pela metade, assim como todas as outras torres perderam seu telhado, com exceção do "keep". Quartos que existiam no lado sul do castelo (à direita, na foto) foram completamente destruidos. A grande maioria dos castelos da França também foram estatizados, como esse.

Nenhum comentário: