sábado, 24 de fevereiro de 2007

Minha familia por aqui + Carcassone



OK, aqui vai a primeira foto da minha familia aqui na França. Finalmente, eu vou apresentà-los devidamente. Da direita prà esquerda, sou eu, o Paul, a Marise, a Audrey e o Arnaud.

Eu jà falei um pouco de cada um deles por ai, então fica a foto. E a homenagem também, ainda que eles não conheçam esse blog, porque eles são realmente muito legais e acolhedores. A Marise, principalmente, acho que isso jà ficou um pouco evidente aqui. Nessa semana, ela tricotou um cachecol prà mim, por conta do frio de Paris, e hoje me deu de presente um CD duplo da Françoise Hardy (!!!!!!!). Françoise Hardy é uma cantora da chanson française, a mùsica daqui dos anos 60, 70. Um pouco romântica, um pouco influenciada pelas baladas de rock da época. Tem uma mùsica dela, Amitié, que està nesse CD, que està no final do filme "Invasões Bàrbaras".

Nesta Terça-feira, ela também me mavou prà matar aula. OK, eu explico melhor. Ela conversou com o pessoal da escola, e pediu prà mim ir viajar co ela. Eles deixaram. Então, nos fomos, eu, ela, a mãe dela e um tiuo dela, prà 2 mugares muito muito legais: Carcassone e Narbonne.

A segunda foto desse texto é de Carcassone. Não sei se vai dar prà perceber o absurdo de legal que é o lugar, mas Carcassone é uma vila cercada por 2 muralhas. Militarmente, é um sistema que, na Idade Média, era praticamente inviolàvel, pois a passagem de uma muralha deixava o inimigo preso entre a primeira e a segunda, à mercê das forças da cidade, que estariam nas vàrias torres espalhadas pelas muralhas. Dentro delas, estava toda a vila, o castelo do nobre e uma catedral romana, o estilo de construção das catedrais anterior ao gotico.

Outra coisa muito legal nessa cidade é que ela teve grande importância numa historia que eu nunca tinha ouvido: Ela abrigou um foco de resistência, por mais de 100 anos, de uma religião que existiu na Idade Média, CONTRàRIA à Igreja Catolica. Claro que a existência dessa religião, cultuada por muitos nobres da época numa região da França que abrangiu boa parte do sul desse pais, tem fortes razões politicas de oposição ao poder da Igreja. Mas algumas de suas caracteristicas são muito interesssantes.

Essa religião, que surgiu no século XII, em 1165, e so foi eliminada pela Igreja nas Cruzadas do século XIII, tinha seus fiéis se denominando cathares (puros, em grego). Amgumas de suas caracteristicas: O conceito de dualidade, duas forças opostas participando da criação do mundo, trazida do oriente: o bem, ou o mundo espiritual, e o mal, ou o mundo material; grande coerção moral e negação do sensualismo, do casamento e da procriação (!); aprovação do suicidio (!!!!!); abstenção de carne, com exceção do peixe.

Eu achei muito interessante principalmente a aceitação do suicidio. Eu acho que esse é um dos maiores tabus da cultura ocidental. Ainda hoje, é considerado crime no Brasil e em muitos paises. Um assassino, um estuprador, todos podem receber a bênção de um padre quando mortos, mas não um suicida.

Carcassone tem, hoje o status de patrimônio cultural e historico da humanidade, conferido pela UNESCO. A unica coisa ruim é o comércio na cidade, que é realmente grande e descaracteriza um pouco a coisa. Acredito ser um mal necessàrio,; pois é a ùnica forma de se preservar o lugar, mas não deixa de ser um pouco incomodo ver todos os locais da cidade, que não a Igreja e o castelo, serem hoje lojinhas prà turistas. Tudo é organizado, não hà banquinhas de camelô, e na verdade hà até pessoas que habitam o interior das muralhas. Hà uma outra vila, aos pés da cidade cercada, que é até grandinha.

Um comentário:

Unknown disse...

Eh Eh eh

Sem querer entrar na questão do suicídio dos cátaros
(o nome historiográfico em portugues dos caras)

esta foto foi tirada por ti?

qual a perspectiva dela?

abraço!