sábado, 3 de fevereiro de 2007

Primeiras impressões


Finalmente arranjei um tempo prà postar algo por aqui.

A primeira observação é sobre o maldito, maldito teclado francês. Isso vai ficar cada vez mais evidente no texto. A primeira foto da França, e me perdoem os que esperavam a torre Eiffel - que, até agora, eu soh vi de uma distancia de 500m, num dia nublado, enquanto ia para a estação de trem a caminho de Villeneuve - vai ser do teclado francês. Preciso descarregar minhas frustrações aqui, e também justificar meu texto mal acentuado; logo eu, orgulhoso do meu português ao MSN... Não dà.

Vou fazer aqui um pequeno roteiro do que o orgulho francês de ter seu proprio teclado, diferente do americano, me causou.
Primeiro, o mais filho da puta: Trocaram o lugar do A.
O lugar do A. Não é qualquer coisa, sabe... Outras letras menores que estão por ai é o Q, o W, o M.

O ponto final precisa ser acessado com shift, qssim como todos os outros nùmeros. As vogais com acento agudo francesas, num duro golpe aos seus primos latinos, estão inseridas no teclado, de forma que o acento agudo não està.

Meus veteranos me disseram que é possivel virar um bilingüe, podendo, depois de se acostumar a escrever por aqui, voltar ao Brasil com um tempo pequeno de readaptação. Eh o que eu espero

Vai, agora, um resumo objetivo da minha curta estadia aqui na França. Nada vai ser tão detalhado assim no futuro, mas também nada vai soar tão diferente assim; então està justificado.

Conheci pessoalmente (antes, soh por telefone e-mail) uma garota que vai estudar comigo, Iana, no areoporo, e embarcmos juntos. Cheguei no dia 1 de Fevereiro, em Madri, num frio de -1°C, que eu não senti por não ter saido do aeroporto, um aeroporto tão grande que existe um metrô dentro dele prà você andar entre os portões de embarque. Pode demorar até 40 minutos, entre caminhadas, escadas, elevadores e metrô, prà você chegar ao seu destino. Esse tempo é indicado embaixo das placas que dão as direções, num "não desista, é longe mesmo!" madrileno qté que simpàtico.

Em Paris, às 10h50, havia um de meus veteranos, Gustavo, e uma das responsàveis pelos alunos estrangeiros, nos esperando. Fomos à X (é o apelido da Polytechnique entre os alunos, professores e funcionàrios), e nos mostraram nosso quarto, individual. Depois, o Gustavo nos levaram prà almoçar (você pode comprar vinho no almoço mesmo/ tem queijo Brie e gorgonzola, pelo menos todos os dias incluido no preço do bilhete normal/ o hamburguer de vaca é muito, muito cru por dentro/ você tem direito a um prato quente, um prato com salada e algo entre queijos, sobremesas e outras saladinhas, e os sucos são gràtis), e conhecemos muitos outros veteranos e bixos, brasileiros e hispanofônicos (chilenos principalmente) Eles andam muito juntos por aqui. Todos fomos conhecer a X, que é bem grande.

À noite, nossos veteranos brasileiros e amigos deles nos prepararam uma recepção muito boa, na sede do Kes (o grêmio da X), com direito a cerveja, crepe feito por eles e roda de musica latina (o que, no caso, é um grupo que tem pandeiro, violões, um cavaquinho e mais alguns instrumentos de percussão, e tocam samba, principalmente, e latinidades em geral, muito legal). A festa não durou muito, mas conheci muita gente muito legal. Ah! Revi a Silvia e o Bottini (aqui ele é Jambon, presunto em francês) na festa.

No outro dia, burocracia pela manhã, e trem a Agen, passando por Bordeaux e muitas plantações de vinho (ou da uva, primeiro), depois ônibus a Villeneuve Sur Lot - Villeneuve sobre Lot, um rio que passa por aqui, à tarde.

Em Villeneuve, eu ficarei um mês na casa de Paul e Marise, meus pais por aqui. Eles têm dois filhos, Audrey e Arnaud. Marise é responsàvel por mim, muito simpàtica. Tem me feito ouvir muita coisa em francês, e gaguejar um pouco em francês também. Eu vou ter 7 horas de francês por dia, durante 4 semanas. Hoje conhecemos a cidade, muito bonita e antiga. Vi pelo menos 2 monumentos por conta da Segunda Guerra, e um parque de diversões daqueles itineràrios, como os do Brasil.

Villeneuve tem um sitio na Internet, http://www.ville-villeneuve-sur-lot.fr/, e é legal de se ver do Google Earth. As coordenadas são 44°24'18"N, 0°42'22"E. Minha casa fica proxima da ponte mais ao Sul, considerando apenas as 3 pontes do centro da cidade. Eh a ponte do local exato das coordenadas acima.

Bom, é isso. Ah! Na minha casa, o lugar prà se tomar banho, salle du bain, não tem privada, soh pia e chuveiro; e é a ùnica pia prà higiene pessoal da casa: Todos os toilettes, quartinhos com privada, não tem pia!!! E eles não sobem até a pia prà lavar as mãos depois, claro.

Essa postagem foi um exercicio de paciência... Espero tê-la prà continuar. Tempo eu jà tenho, de sobra.

7 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Raulzinho, se o pior foi o teclado, está tudo muito bem. :)

Qual é a temperatura média aí em Villeneuve Sur Lot? Você tem conversado com as pessoas em inglês, na maior parte do tempo?

Não perca a paciência de relatar aos amigos suas aventuras na terra de Voltaire.

Um beijo e sorte aí!

Drico

Unknown disse...

Oi, caro

Hoje foi um dia particularmente
confuso que ainda não acabou

então, como te escrevi antes de lembrar do Blog

Queijos, vinhos e frances(es)
eh eh eh

Ah! O teclado é só uma irrupção
do marcante autocentramento
cultural destes caras. Vais esbarrar
com muitos demais exemplos disto,
cujo contraponto positivo é a parte
saudável (sim, ela existe)
do orgulho da própria excelência.

Conversas em inglês com tua família francesa? Encontrastes o francês très généreux, eh eh eh.

Anda-se rápido em Villeneuve?

abraço!

Bruno disse...

é isso ai, bixo, bon courage no estagio linguistico, divirta-se bastante. Quanto ao teclado, não posso ajudar muito (vide a descrição do meu proprio blog, alias).

Estou linkando o seu, espero que não seja o tradicional "blog de inicio de intercambio que é abandonado 3 semanas depois", ahhaha.

Mande lembranças pros outros, até mais.

Karina disse...

Oi Raul!

Estou invejando muito vc já na casa de uma família!!! Minha nossa! No dia 1° eu ficava imaginando onde vc estaria.

Sabe se eu tbm vou pra alguma casa, ou serei órfã nos meus primeiros dias por aí?

Muito legal vc escrever sobre seus primeiros dias em detalhe, eu estava muito curiosa pra saber oq tinha se passado. Bom aprendizado.

Beijos,
Karina

Unknown disse...

Raulzinho, sorry não ter ir da sua despedida, fiquei com meu pai, era niver dele akele dia, mas não pense que eu esqueci..
desejo mt sorte p/ vc ai.. grande beijo.. MARRONI

Raul disse...

Drico, temperatura média de 5 graus, acho. Jà vi 10, jà vi 1, 0. Quas congelei meus làbios numa caminhada num bosque, no campo.

Tenho conversado em português e portunhol com os brasileiros, chilenos e mexicano que vieram comigo, e em francês na rua e com a minha familia. Meu francês evoluiu um absurdo aqui!, do quase zero a um nivel de comunicação razoàvel. Mas ainda é muito dificil entender um francês falando normalmente, por conta da rapidez.

Jaime: generosos, com certezea. Minhafamilia e muito legal! Minhamãe està tricotando um cachecol pra mim e é muito muito atenciosa

Karina, te respondi no orkut!

Valeu pelos bejos e abraços de todos!